Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 10 de Mai de 2022, 14h27 | Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 17h40 | Acessos: 196

O programa de Pós-Graduação de Geografia tem como área básica a Geografia e é oferecida na modalidade de Mestrado e Doutorado Acadêmico. Possui uma área de concentração - Amazônia: Território e Ambiente. A área de concentração possibilita uma reflexão teórica pautada na realidade da Amazônia, que por sua vez permite repensar a teoria a partir de estudo das dimensões da sociedade e da natureza não as dicotomizando, mas, compreendendo como uma unidade capaz de possibilitar o entendimento da complexidade territorial e ambiental da Amazônia. A área de concentração articula-se com duas linhas de pesquisas: 1- Domínios da natureza na Amazônia; 2- Território, Espaço e Cultura na Amazônia.


A linha Domínios da Natureza na Amazônia compreende os estudos dos domínios de natureza pretérita e presente da Amazônia: dinâmica das paisagens naturais; dinâmica e variabilidade climática; bacias hidrográficas, formação e dinâmica das áreas inundáveis. Os estudos de paleografia, geomorfologia, biogeografia, bem como a análise, sistematização do território e gestão dos recursos naturais.


A linha Território, Espaço e Cultura na Amazônia compreende as várias perspectivas de análise sócio espaciais, cultural, étnicas e bioéticas envolvidas nas relações Sociedade-Natureza. Neste contexto, busca-se repensar o rural, o urbano, o regional, considerando suas inter-relações e a geopolítica implícita nas relações constituídas. Compreende, ainda, a análise das mudanças sócioculturais, da formação de novas territorialidades, das políticas públicas territoriais e projetos nos interflúvios amazônicos; estradas, mineração, energia, turismo, agronegócio, agricultura familiar e extrativismo.


Os componentes curriculares organizam-se articulados com as linhas de pesquisa. O Programa exige a realização de 24 créditos, sendo que as disciplinas: Epistemologia da Geografia é obrigatória para as duas linhas. Essa disciplina possui carga horária de noventa horas, tendo seis (6) créditos. Poderá ainda ser comum as duas linhas, em caráter de eletivas as disciplinas: Tópicos Especiais I e II, as quais têm como objetivo, discutir temas propostos pelo professor, que oferecerá a disciplina; o tema deverá ser relevante para o desenvolvimento da ciência geográfica; a disciplina Crédito especial, em que eventualmente poderá ser oferecida por um professor convidado ou visitante; A disciplina Metodologia da Pesquisa em Geografia, onde são discutidas as propostas teóricos-metodológicas da ciência e seus procedimentos metodológicos e técnicas de construção de projetos de pesquisa.


Ao final de 2014, foi discutida e elaborada a ementa para a criação da disciplina Estágio em Docência na Graduação, com o objetivo de organizar nos períodos antes da qualificação o estágio dos discentes, além de que discutiu-se a oferta semestralmente das disciplinas Orientação de Dissertação I, II e III e Atividades de Pesquisa I, II e III, ofertadas por cada um dos orientadores, no sentido de acompanhar por meio de colóquios e seminários seus orientandos. Os demais créditos são cumpridos com disciplinas eletivas que se organizam de acordo com as linhas de pesquisas do programa.


Com a criação do doutorado, foram mantidas as mesmas linhas de pesquisa. No entanto, acrescentar-se-ão disciplinas voltadas exclusivamente a este curso, como os Seminários de Tese.
A- Domínios da Natureza na Amazônia: Estão articuladas com essa linha as seguintes disciplinas eletivas:
1- Climatologia da Amazônia e Inter-relações;
2- Formação Socioespacial de Bacias Hidrográficas;
3- Geografia, Educação Ambiental e os Novos Paradigmas;
4- Geomorfologia: Processos e Geodinâmicos Superficiais;
5- Geoprocessamento e Ambiente;
6- Potamologia Amazônica;
7- Recursos Hídricos e Sociedade na Amazônica;
8- Sistemas Precipitações Tropicais.
9- Geotecnologias e Análise Ambiental 


B- A linha: Território, Espaço e Cultura na Amazônia articula-se com as disciplinas:
1- Campesinato: Modo de Vida e Território;
2- Geografia Crítica e Produção do Espaço;
3- Representação Geográfica da Amazônia;
4- Território, Sociedade e Estado;
5- Territorialidades das Cidades e dos Assentamentos Humanos na Amazônia;
6- Paisagem, Território e Cultura;
7- Transporte e Mobilidade Urbana;
8- Estado, Ambiente, tecnologias e novas territorialidades na Amazônia.
9- Espaço Urbano/rural e Saúde Ambiental

registrado em:
Fim do conteúdo da página